Ser Projeto Juventude para Jesus, é ser guardião da primazia da Vocação Shalom.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dez conselhos do Papa aos jovens.


Dialogar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa do domingo, contar as alegrias e sofrimentos a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos demais: são alguns dos conselhos que o Papa Bento XVI dá aos jovens.
 Dialogar com Deus
“Alguns de vocês poderiam talvez se identificar com a descrição que Edith Stein fez de sua própria juventude, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia, ‘tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante todos os dias, poderão recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, que sabemos que nos ama e que, por sua vez, queremos amar”.

Contar a Deus os sofrimentos e as alegrias
“Abram seu coração a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Concedam-lhe o ‘direito de falar com vocês’ durante estes dias. Abram as portas da liberdade a Seu amor misericordioso. Apresentem suas alegrias e suas penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com Sua luz a mente de todos vocês e toque, com Sua graça, seus corações”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Por que Deus é um ser escondido?



Como a vida seria diferente se Deus fosse uma divindade “a ser tocada com as mãos”. Seria a evidência. Não precisaríamos de provas sobre a sua existência. Neste sonho bastaria fazer-lhe um pedido, para sermos atendidos mais do que de repente. Temos um inimigo? O Poderoso logo o afastaria. Temos dívidas? O socorro mágico aconteceria antes do pôr do sol. Somos acometidos por uma doença? Feito o pedido de cura, num piscar de olhos o mal estaria superado.Mas Deus é um Ser que confia na inteligência humana. O homem pode chegar a Deus a duras penas, às apalpadelas. “Como cegos vamos tateando como quem não enxerga” (Is 59, 10). Isso nos dá ocasião para expressarmos fé, que é um ato meritório, por depender de nossa livre vontade. O delírio fantasioso, acima descrito, seria um puro “encantamento”. Seríamos obrigados a crer. Assim como a Providência dispôs, baseamo-nos numa intuição muito forte de que este Ser Poderoso tem que existir, e lhe devemos profundo respeito. E com amor nos consideramos profundamente ligados a Ele.Quem é que nunca chega a Deus? Os que não são capazes de dobrar os joelhos, vale dizer, quem é um soberbo de coração.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ser feliz, que felicidade!


[/ Retirado Blog http://rapaduraespiritual.blogspot.com por Padre Marcos/]
Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.
Eis aí um ponto de grande importância: somos chamados à felicidade. Por mais que isso pareça uma utopia, algo distante, muito idealismo, coisa vaga e “romântica”, é o nosso chamado e para isso fomos criados. O sofrimento do tempo presente não pode impedir a realização deste chamado. "As tribulações do tempo presente não têm proporção com a glória que há de vir" (Rm 8, 18). Paulo é quem diz isso. Entretanto, é bom lembrar o seguinte.... existe felicidade e existe felicidade! O que é ser feliz? O que significa ser um alguém realizado, contente, um indivíduo que atingiu suas metas? Será isso felicidade? Bem, parece-me importante constatar que a pessoa humana nunca está satisfeita plenamente com tudo. Tem sempre algo que nos deixa descontentes, incompletos, insatisfeitos,...,, como se nos faltasse algo. Percebe-se que na vida de não poucas pessoas que eu encontrei por aí é exatamente isso que acontece. E as pessoas buscam ser felizes, buscam intensamente a felicidade. E onde ela está? Em que ela consiste?

Simplicidade: um caminho de Vitória


[/ Retirado Blog: http://rapaduraespiritual.blogspot.com por Padre Marcos/]
Oi Filoteu!
Hoje, no rastro do combate espiritual, tenho uma proposta bem simples e bem
concreta para que venças o mal e vivas uma vida serena e feliz. Tantas coisas podem ser bem feitas e tantos ideais podem ser assumidos e assimilados sem maiores atropelos se existir verdadeira liberdade interior. E quer saber? A liberdade interior começa sempre, sempre mesmo a partir de coisas pequenas, simples, diárias. Aquelas mesmas coisas que não podem ser medidas, contadas, avaliadas só com os olhos da razão ou dos metros e pesos da nossa humanidade limitada. Um olhar de eternidade, um olhar onde o valor de todas as coisas é medido pelo muito amor em viver cada coisa, em cada gesto, em cada atitude, em cada pensamento, em cada palavra. “O homem vê a aparência e Deus vê o coração” (1Sm 16, 7). Pois é, por isso, eu coloquei um ícone bem esquisito. Diferente mesmo. O Menino Jesus parece que está de óculos escuros, mas na verdade ele não tem olhos! Vixe!?! E aí, como é que ele enxerga? Aí está a originalidade do quadro: JESUS OLHA COM O CORAÇÃO! E a
Virgem se impressiona e fica pasma diante desta realidade tão sublime! E então?
João XXIII, um papa muito bondoso, um gordinho prá lá de simpático, um homem de visão e de profunda abertura aos outros e a todo mundo, nos deixou uns mandamentos da serenidade. Deixo postado aqui para que leias e penses no que ele deixou para nós.

sábado, 2 de julho de 2011


“Quem apela para a Constituição para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros”



É assim que os homossexuais militantes respeitam a “diversidade”: ridicularizando o Papa Bento XVI e a eucaristia.
O portal de notícias da Globo, G1, reportou:
Fantasiado de “Bento 24″, José Roberto Fernandes, de 56 anos, conta que fez da parada [gay] oportunidade para um alerta. Entretanto, o figurino adotado certamente chocaria a comunidade católica. Nas mãos, levou um cálice que, além de fichas brancas que simbolizam hóstias, também possui preservativos. Por onde passava, provocava a atenção do público que o cercava para fotografá-lo.
“Faço um alerta à hipocrisia da Igreja Católica que proíbe a camisinha. Não é um protesto, mas uma homenagem e um alerta à igreja”, afirmou ele, que se disse católico praticante. Apesar da orientação da Igreja que proíbe homossexuais de comungar, José Roberto afirmou que participa da Eucaristia.

Geração Y, você faz parte dela?


Imagine a cena: Década de 90, ambiente empresarial. Pessoas "engravatadas", ambiente pesado, clima "de trabalho", nada mais normal. Este era o ambiente de trabalho até os anos 90. Impossível imaginar um jovem de 25, 30 anos entrando em seu escritório com um fone de ouvido às alturas ou calçado de um "allstar" verde-bandeira... Mal sabiam os profissionais da época que talvez, em suas casas, seus filhos se preparavam através do "mega drive"e do "master system" para se tornarem a nova geração do mundo do trabalho.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quem são os ídolos da juventude?


Sabe-se que, do ponto de vista psicológico, a tarefa básica da adolescência é a aquisição do sentimento de identidade pessoal.
Mas o que é identidade? Bem, segundo Osório, poderíamos dizer que identidade é, resumidamente, a consciência que o indivíduo tem de si como um “ser no mundo”. E para adquirir sua identidade pessoal é necessário um processo de individuação, de separação, que passaria pelo rompimento do vínculo de dependência com os pais característico da infância.
A esta altura você pode estar se perguntando: “Sim, e o que isso tem a ver com os ídolos da juventude?”. A resposta é: “Tudo!”.

Não quero ter senão somente a Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...