Ser Projeto Juventude para Jesus, é ser guardião da primazia da Vocação Shalom.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Você já mentiu hoje? Seja honesto!

Que mal faz uma mentira? “Foi por uma boa causa”; “Eu não tinha outra escolha”; “Foi para proteger a pessoa”; “Teria sido muito pior se tivesse contado a verdade”.
Quantas desculpas são apresentadas para sustentar as pequenas mentiras do dia a dia! Diante de tantas desculpas, talvez até nos convençamos de que, afinal, mentir não é algo tão grave assim. Não existem aqueles que “mentem que nem sentem”? Esse é o resultado de nos acostumarmos de tal forma com as mentiras, com esse pecado de estimação. Mas, se acreditamos que “...Jesus é o caminho, a VERDADE e a vida”, o que nos impede de agir conforme aquilo que dizemos acreditar?
Você já mentiu hoje? Seja honesto. Já passou alguma informação distorcida, exagerada ou enganosa pela internet ou no meio em que convive? Já assinou o ponto fora de hora? Quantas desculpas você já deu de atrasos, pequenas infrações? E quando a mentira tem a finalidade de evitar que alguém se decepcione ou fique magoado contigo?
Mas como a mentira entra em nossas vidas? Como aprendemos a mentir?
Algumas questões são úteis para você deixar definitivamente a mentira de lado. Na sua família existe o hábito de justificar as coisas com pequenas mentiras? Quando alguém telefona para sua mãe e ela não quer atender, como você respondia a quem ligou? O que te orientavam falar? Pois é, são essas pequenas mentiras, aprendidas muitas vezes até mesmo em família, na orientação dos pais para os filhos, ou em seu modelo que formam a base do hábito de mentir. Um hábito que os próprios pais estabelecem, mesmo não querendo.

Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.  (Mt 5,43-48)

Nós todos somos filhos de Deus, e filhos muito amados, nós todos fomos por Ele queridos, e assim criados em vista da felicidade. Infelizmente a opção pelo pecado trouxe toda a desordem para o mundo, apodreceu o coração do homem com as concupiscências, os amores desordenados. O pecado,a maldição, o mau, as  tragédias passaram a assolar a humanidade. Do coração do homem passou a sair más intenções, imoralidades, roubos, ambições desmedidas, e toda sorte de males. E tantos foram afetados em grande medida por tais mazelas. A verdade é que por uma graça de Deus alguns ainda são corretos, justos, direitos, mas o mundo ferido pelo pecado não só não é, como busca corromper a todo instante todas as pessoas.
Diante de tudo isto, muitos poderão nos fazer mal, caluniar, injustiçar. É uma realidade própria da caminhada humana, encontrar pessoas que até por bons motivos querem nos prejudicar. E cada pessoa em menor ou maior quantidade e grau terá consciência que existem outros que podem estar tramando, desejando ou agindo contra nós. Seja ladrões, que não podemos descuidar, sejam opositores políticos, religiosos, profissionais. Sejam pessoas de nosso passado em retaliação ou ostensividade. E pior ainda, pessoas que no nosso passado, ou até atualmente tenham feito grande mal à nossa vida ou a de nossos queridos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O mundo de dentro do Jovem

Atualmente, os jovens de uma forma geral conhecem a Internet; sabem as músicas da parada de sucesso; as gírias do momento; as roupas que estão na moda; os artistas que estão em alta; e alguns poucos, ainda sabem acerca de cultura, política; dentre outros assuntos que permeiam as notícias mais em voga. Isso reflete a era da tecnologia, da modernidade, da rapidez, da competitividade; aspectos tão presentes no nosso cotidiano e que nos ordenam cada vez mais conhecimento atualizado e nos implicam em uma rotina de inúmeras exigências para sermos pessoas “ideais”; mas ideais segundo quem?
Infelizmente muitos jovens não sabem nem porque se submetem a certos imperativos do mercado; sejam no nível de atitudes ou de aquisição de bens de consumo; e o pior, não sabem nem distinguir suas verdadeiras preferências pessoais e se pedirmos para falarem de si ou dizerem quem são, não sabem responder ou dão respostas vazias. Os jovens se encontram tão imbuídos na realidade imposta; quer seja pela mídia, moda, sociedade capitalista; que lhes escapam o limiar entre o que originariamente são, acreditam e gostam; do que lhes é apresentado como bom, agradável, correto, e etc.
Ou seja, conhecem o mundo de fora, mas sabem muito pouco de si, não conhecem o mundo de dentro. É comum entre os jovens a dificuldade de expressão dos seus sentimentos, de dizerem o que se passa dentro deles. O dia ‘corre’ muito rápido, são muitos afazeres: escola, faculdade, família, reuniões, academia, televisão, computador; tudo isso faz com que não se tenha oportunidade para parar e encontrar as verdades existentes dentro de si; e a vida superficial é o caminho trilhado constantemente, o qual traduz uma resposta de uma vivência inautêntica. O reflexo disso são as pesquisas que demonstram a grande eclosão de casos de depressão, anorexia, bulimia, fobia, dentre outras patologias que acometem numerosa parcela da população mundial, inclusive entre os jovens.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SOMOS DA GERAÇÃO DE JOÃO PAULO II

Toda uma geração foi influenciada pelo pensamento e vida de João Paulo II. Ainda quando era padre na Polônia e quando bispo de Carcóvia, seu grande encanto e dedicação eram os jovens, a quem ele chamaria, décadas depois, de “minha alegria e minha coroa”.
 Esse amor pelos jovens foi, por um lado seu maior legado à Comunidade Shalom e, por outro, o ponto de encontro entre ele e o jovem Moysés Azevedo Filho que, aos seus pés como aos pés da Igreja entregava a Cristo sua vida e juventude a serviço dos jovens. Dois amores à juventude que se encontram no mesmo momento de oferta durante a Eucaristia pela doação de vida por amor a Deus.
 Como sabemos, nenhum encontro aos pés do altar é um mero acaso.

domingo, 8 de maio de 2011

Pré-Olimpíadas Shalom 2011, em Aracati!

Galera, mais uma novidade para vocês.
Pré-Olimpiadas Shalom 2011, para você que gosta de esportes!
Começa na sexta dia 3 às 20:00h, abertura com o teatro 'O Canto das Írias' e muito mais.
Participem...!
Shalom!

Mais informações: http://juventudearacati.blogspot.com/









Totus Tuus.


“Quem quiser salvar a sua vida, perder-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa, salvar-la-á (Lc 9, 24)". À essas palavras de Jesus juntamos nossa ação de graças pela vida do servo de Deus, João Paulo II. Configurado e totalmente abandonado à promessa do Senhor, tendo seu coração sereno, deixou esta vida a seis anos.
O dia da sua Páscoa está gravado na memória da Igreja como um acontecimento inesquecível. Era o dia 2 de abril de 2005, às 21h37m, hora da Itália (16h37m no Brasil) quando João Paulo II faleceu. A providência divina reservou-lhe o sábado, o grande dia da esperança, o dia de Nossa Senhora, para que seu filho então adentrasse na morada definitiva, no céu, a felicidade plena para a qual convidou ele todos os homens que encontrou ao longo do seu Pontificado.

A Origem da Bíblia.


Muitas pessoas se surpreendem ao saber que a Bíblia utilizada pelos protestanes é diferente da Bíblia utilizada pelos católicos. Mas qual é a diferença?
Como já escrevemos, o catálogo sagrado foi começou a ser definido pela Igreja Católica em 393 durante o Concílio Regional de Hipona (África). A Igreja desde os tempos apostólicos, utilizou a versão grega dos livros sagrados, chamada Septuaginta.
Desde o séc. IV até o séc. XVI, a Bíblia era a mesma para todos os cristãos. A diferença ocorreu durante a Reforma Protestante, quando Martinho Lutero renegou 7 livros do antigo testamento (Tobias, Judite, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, trechos de Daniel e Ester) e a carta de Tiago do Novo Testamento.
Lutero renegou tais livros porque eram fortemente contrários à sua doutrina. Por causa de uma das colunas de sua doutrina a "Sola Fide" ou Somente a fé, Lutero alterou o famoso versículo "Mas o justo viverá da fé" (Rm 1,17) para "Mas o justo viverá somente pela fé", e renegava a Carta de Tiago, que ensina que somente a fé não basta, é preciso as obras. Devido ao prestígio que a Carta de Tiago tinha, Lutero não obteve sucesso ao excluir tal livro. Quanto ao Antigo Testamento, os protestantes então revolveram ficar com o catálogo definido pelos Judeus da Palestina.

Dia das Mães!

Como prescreve a clássica tradição dos homens a chegada do segundo domingo de maio traz consigo a figura da mãe, e com essa data vem logo à mente o conhecido ditado popular: “Mãe é uma só”.
Comemorar o dia das mães na atualidade é para o comércio uma oportunidade a mais para aumentar suas vendas e ganhos materiais, e favorecido pelas hábeis e eficazes ferramentas publicitárias repete o mesmo sucesso econômico do Natal, da Páscoa, do Dia dos Namorados, do Dia dos Pais, do Dia das Crianças, etc…Ninguém mais duvida que o mundo consumista moderno é capaz de instrumentalizar as pessoas, fazendo-as peças de uma grande máquina de produtividade, até mesmo quando algumas dessas pessoas têm essa singularidade especial: mãe, uma só mãe, única mãe, querida e amada como uma pessoa inesquecível na vida dos filhos.Contudo não é só o mundo consumista que instrumentaliza o ser humano, mas sobretudo o mundo da cultura promovida por grupos e organizações internacionais que consideram a maternidade uma situação de injustiça social para a mulher.
‘Mulher-mãe é uma só-fredora’ – o trocadilho não é forçado, mas indispensável dentro do tema –, pois ela limita-se na sua feminilidade, no seu caráter, no seu modo de ser, de pensar ou de viver como mulher emancipada, livre, realizada social e profissionalmente, se ela se decidir pela maternidade responsável e querer ter os filhos segundo um projeto de Deus para a sua família, sem deixar de viver os seus projetos pessoais.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PORQUE A FÉ CRISTÃ NÃO CONCORDA COM O "CASAMENTO" ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO?

1. O “casamento” homossexual não é casamento

Chamar algo de casamento não faz disso um casamento. O casamento sempre foi uma aliança entre um homem e uma mulher, ordenada por sua natureza à procriação e educação dos filhos, assim como à unidade e bem-estar dos cônjuges.
Os promotores do “casamento” homossexual propõem algo completamente diferente. Eles propõem a união entre dois homens ou duas mulheres. Isso nega as evidentes diferenças biológicas, fisiológicas e psicológicas entre homens e mulheres, que encontram a sua complementaridade no casamento. Nega também a finalidade primária específica do casamento: a perpetuação da raça humana e a educação dos filhos.
Duas coisas completamente diferentes não podem ser consideradas a mesma coisa.

2. O “casamento” homossexual viola a Lei Natural

Casamento não é apenas qualquer relacionamento entre seres humanos. É uma relação enraizada na natureza humana e, portanto, regida pela lei natural.
O preceito mais elementar da lei natural é que “o bem deve ser feito e buscado e o mal deve ser evitado”. Pela razão natural, o homem pode perceber o que é moralmente bom ou mau.

pedindo graças ao bem aventurado João Paulo II


Peçamos a intercessão de João Paulo II, para que tenhamos um coração apaixonado por Jesus, como ele teve!

OS FRUTOS DO PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II

João Paulo II, beatificado em 1º de Maio, foi um dos mais importantes papas da Igreja. Poderia ser chamado de “Magno”, como Leão I (†461) e Gregório I (†604). Leão enfrentou os “bárbaros” e segurou a Civilização Ocidental que desabava na barbárie. Gregório soube conquistar e evangelizar os “bárbaros”, iniciando a reconstrução do Ocidente sob a luz de Cristo.
João Paulo II soube preparar a Igreja para a difícil caminhada do século XXI. Foi um verdadeiro profeta, qual novo Moisés, a conduzir o povo de Deus ao século XXI com a sabedoria de um grande mestre dos tempos atuais.
Foi um dos grandes personagens do século XX. Em 1994 foi escolhido como “Homem do Ano” pela revista “Time”. A revista disse na ocasião: “As pessoas que o veem – e são milhões sem conta – não o esquecem. Seu aspecto é capaz de produzir uma sensação eletrizante, que ninguém mais na terra pode igualar”.

JOÃO PAULO II, UM HOMEM ORANTE, UM HOMEM DE DEUS

Oi Filoteu!
Deixo essa postagem, na recordação do grande papa, que elevado às glórias da beatificação, marcou profundamente a história, a minha história, com certeza, a tua, a nossa. Falo hoje, um pouco, só um pouco, a respeito da vida de oração desse homem de Deus.
A vida de João Paulo II, conforme o cardeal Bertone, "era uma oração
contínua, constante, uma oração que abraçava com amor cada habitante do planeta Terra, criado à imagem e semelhança de Deus e, portanto, digno de todo respeito". Sim, uma vida de oração onde Deus vivia e respirava no seu amado servo, no seu apaixonado discípulo, apóstolo e vigáriona terra. Essa amizade com Deus fez toda a diferença na vida dele e na vida da Igreja e, com certeza, na vida do mundo. Para João Paulo,

Não quero ter senão somente a Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...