Ser Projeto Juventude para Jesus, é ser guardião da primazia da Vocação Shalom.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé" CL 2,7


 Esse versículo do título do post é o tema da Jornada Mundial da Juventude, a JMJ, que é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Papa. É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens.
Já foi realizada em Buenos Aires, com  um milhão de jovens; em Santiago de Compostela, com mais de 500.000; em Czestochowa, com 1.600.000,;em Denver, com 600.000; em Manila, com cerca de 4 milhões; em Paris, com 1,2 milhões; em Roma, com 2 milhões; em Toronto, 800.000; na Colônia, com 1,1 milhõe; em Sydney, com 400.000.
       O maior objetivo  da Jornada é informar a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. O Papa convida os jovens de todo o mundo para ir a uma determinada cidade ter um encontro pessoal com Cristo que signifique uma confirmação na fé e uma conversão interior que, nos jovens católicos, deve levar os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. Estes encontros são as etapas de uma grande peregrinação através do planeta, para mostrar como a fé em Cristo nos torna todos filhos do único Pai que está nos céus e construtores da civilização do amor.

A Verdadeira Alegria!


A juventude é um tempo em que estamos particularmente predispostos à alegria; à procura de diverção; abertos à novas experiências e sensações. É um tempo em que é praticamente impossível ficar parado! Nos envolvemos naturalmente em atividades agitadas que possam nos proporcionar "felicidade", algum prazer, uma sensação de liberdade, de potência; de juventude mesmo. Temos necessidade de certa dose de aventura, colocar para fora toda a energia que temos armazenada em nós; e isso é muito bom. É sinal da nossa juventude, vitalidade e saúde física e mental.
       Como sabemos os sentidos são como que portas que dão aceso à nossa alma; e justamente por isso precisamos ter todo cuidado com aquilo que, de certa forma, permitimos que passe através delas. O bombardeio de sons, palavras, imagens, sensações enfim, nos fragiliza, nos deixa praticamente sem defesa; acaba por nos roubar do Bom, e surge em nossa consciência uma cortina de fumaça, que dificulta a separação do que é bom para nós, daquilo que não nos convém como cristãos, como filhos amadíssimos de Deus. Desse modo, acabamos expondo nosso ser mais íntimo, a nossa  afetividade... e especialmente imaginação, à contaminações e feridas que poderiam muito bem ser evitadas se soubéssemos nos preservar, se ficássemos mais atentos ao que "engolimos" através dos nossos sentidos.
       Selecionar nossos divertimentos de modo algum nos fará "menos jovens"; mas certamente nos tornará mais responsáveis por nós mesmos e pelas nossas escolhas, jovens maduros, que sabem do valor inestimável que têm e por isso zelam por si mesmos e pelos outros. Não é, de modo algum, impossível ser jovem, ser alegre e se divertir (e muito!) de maneira saudável; sem abrir espaço ao pecado e à contaminação pela via dos sentidos.
       Como jovens cristãos precisamos, sim, nos divertir. Mais ainda, precisamos ser alegres; mas acima de tudo, temos em nosso coração uma necessidade profunda de nos preservar daquilo que nos  afasta do Amor, o sentido da nossa existência. Cuidar da nossa pureza, do nosso modo de agir, de vestir e de nos comportar; lutar pela pureza do nosso olhar, no nosso modo de dançar; nos nossos relacionamentos; selecionar as músicas que ouvimos; os lugares que freqüentamos; os filmes e programas que assistimos, nos recusando a ver espetáculos degradantes... Tudo isso reflete a profunda gratidão do nosso coração à Deus que nos ama e nos fez de modo tão maravilhoso!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aos Jovens!


Precisamos de Santos sem véu  ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man(agora poderia dizer i pod…).
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”.
(João Paulo II)

A Castidade é caminho certo para a felicidade!


(João Paulo II – livro: Amor e Responsabilidade)
 
“A castidade só pode ser pensada em associação com a virtude do amor. Sua função é libertar o amor da atitude utilitarista” (nota: Atitude utilitarista é aquela que vê a outra pessoa como algo a ser usado, ou seja, ela só é útil enquanto me traz prazer).
“Ser casto significa ter uma atitude ‘transparente’ com relação à pessoa do outro sexo – castidade significa só isso”.
“A castidade é muitas vezes confundida com uma inibição ‘cega’ da sensualidade e dos impulsos físicos, de tal modo que os valores do ‘corpo’ e do sexo são reprimidos para o subconsciente, onde esperam uma oportunidade para explodir. Obviamente essa é uma concepção errada da virtude da castidade, a qual, se praticada somente dessa forma, cria de fato o perigo de tais ‘explosões’. Essa visão errônea da castidade explica a dedução comum de que seria uma virtude puramente negativa. A castidade, segundo essa visão, seria apenas um grande ‘não’. Enquanto que, na verdade, ela é um grande ‘sim’ do qual certos ‘não’ derivam como consequência”.
“A essência da castidade consiste na rapidez em afirmar o valor da pessoa em toda situação, e em alçar ao nível pessoal todas as reações advindas do valor do ‘corpo e do sexo’. Isso requer um esforço espiritual interior especial, pois a afirmação do valor da pessoa só pode ser produto do espírito, mas esse esforço é, acima de tudo, positivo e criativamente ‘vindo de dentro’, e não negativo e destrutivo. Não é uma questão apenas de ‘aniquilar’ sumariamente o valor do ‘corpo e do sexo’ na mente consciente reprimindo suas reações para o subconsciente, mas sim de uma integração sustentável em longo prazo; o valor do ‘corpo e do sexo’ deve se basear e estar implantado no valor da pessoa”.
“Apenas o homem casto e a mulher casta são capazes de amar verdadeiramente. Pois a castidade libera seu encontro, incluindo seu intercurso conjugal, daquela tendência de usar a outra pessoa”.

“... a castidade é uma conquista difícil, de longo prazo; deve-se esperar pacientemente para que dê seu fruto, pela ternura amorosa que deve trazer. Mas, ao mesmo tempo, a castidade é o caminho certo para a felicidade”

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O grande Dia!


O Papa Bento XVI aprovou hoje a publicação de alguns decretos concernentes a três milagres, um martírio e a heroicidade das virtudes de cinco servos de Deus. Entre eles, está o milagre atribuído à intercessão do Papa João Paulo II. 
Segundo o Cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da Irmã Marie Simon Pierre Normand, atribuído à intercessão do Pontífice, é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo. De acordo com o Cardeal, a santidade de João Paulo II é um sentimento comum a muitas pessoas.
Esse decreto abre o caminho à beatificação do Papa Woityla, que será realizada no próximo dia primeiro de maio, primeiro domingo depois da Páscoa, o Domingo de Misericórdia. A cerimônia será realizada em Roma.
 ------------------------------
por Rádio Vaticano

Não quero ter senão somente a Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...