Ser Projeto Juventude para Jesus, é ser guardião da primazia da Vocação Shalom.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Na Igreja, com a Igreja, pela Igreja!


O Senhor nosso Deus, em sua infinita misericórdia, nos concedeu a Graça de, como vocação, termos nascido no interior da Igreja, contando com sua bênção e visando unicamente o seu serviço. Desde o início, aprendemos a chamá-la de Mãe, confiar em suas palavras e em seu cuidado, e amá-la, a ponto de desejar servi-la com todas as nossas forças. Acreditamos, como Comunidade, que estar nas mãos da Igreja é estar nas mãos de Deus.
Os nossos Estatutos afirmam que "como portadora de um carisma particular na Igreja, a Comunidade cultiva sua profunda comunhão com Ela, expressa por meio de um especial amor, submissão e serviço ao Santo Padre e aos Senhores Bispos, colocando-se, de acordo com o carisma que lhe foi dado, a serviço da edificação da Sua Igreja" (ECCSh, 22). Em um outro artigo, os mesmos Estatutos dizem que "toda a formação da Comunidade esteja profundamente unida e fundamentada no Magistério da Igreja, e em nenhuma hipótese ou sob qualquer condição afaste-se dele" (ECCSh, 48).
Podemos comparar a Igreja com um imenso Jardim, com flores e rosas de cores e perfumes distintos, mas plantadas na mesma terra que alimenta e dá a vida a cada uma delas. As flores e as rosas nas suas cores e perfumes distintos, são as variadas vocações que, no decorrer dos tempos, o Espírito Santo tem suscitado; a terra simboliza a Igreja, pois estas vocações estão plantadas na mesma fé, a fé da Igreja, a fé em Jesus Cristo Ressuscitado que passou pela cruz, e que revela o Pai na unidade da caridade do Espírito Santo. 

 Somos assim como um botão que nasceu no jardim da Igreja, que o Senhor plantou, para que desabroche e possa servir, de acordo com sua identidade, a esta mesma Igreja. Cremos que nossa Vocação, com sua missão, gênero de vida e espiritualidade é uma resposta de Deus às necessidades da Igreja e do Mundo de hoje, ao apelo de nosso Santo Padre, o Papa João Paulo II, que pede insistentemente uma "nova evangelização, que seja nova em seu fervor, nova nos métodos e nova na sua expressão".
 Foi de nossa Santa Mãe Igreja que recebemos a nossa Fé, nossa vocação cristã e nossa vocação específica. Foi esta Santa Mãe Igreja que reconheceu nosso Carisma, aprovando canonicamente nossos Estatutos. É unicamente na Igreja, com a Igreja e pela Igreja que nossa Vocação e respectiva Missão podem ser vividas e exercidas. Na fidelidade ao seu Magistério, a quem cabe interpretar fielmente a Palavra de Deus escrita e transmitida, reunidos em torno da Eucaristia e com uma vida sacramental autêntica e profunda, encontramos a Graça necessária para juntos, como Comunidade e em comunhão com Ela, construirmos a Civilização do Amor.
Diariamente consagramos o último mistério do nosso terço na intenção de nossa Mãe Igreja. Rogamos também que pela intercessão de Nossa Senhora, ícone escatológico da Igreja, possamos, impelidos pelo Espírito Santo, anunciar o Evangelho a todos os homens.
Trazemos em nosso coração o espírito missionário, como expressão de nosso amor a Deus que se manifesta no desejo de servir à Igreja nos lugares mais necessitados, segundo o convite dos senhores Bispos.
Queremos responder assim às necessidades da Igreja e do mundo como Shalom, segundo o carisma que o próprio Senhor nos confiou, e esta é uma grande responsabilidade e uma imensa alegria. Deus, que muito tem dado a esta Magnífica Vocação, muito espera dela e a Igreja deseja colher frutos "a cem por um". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não quero ter senão somente a Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...